A Associação Cultural Calote Esférica tem como fim promover a intersecção e a confluência de várias áreas artísticas com particular incidência na experimentação e investigação através da arte nas suas múltiplas vertentes e do design, procurando e fomentando o desenvolvimento da transdisciplinaridade.
Pretende-se que os produtos resultantes da actividade em regime de laboratório se constituam em contributos activos para o património cultural, através da sua partilha em formatos de espectáculos, edição, publicação, exposição, eventos e mostras.
A associação desenvolve actividade desde 2009.
A Calote Esférica é composta atualmente por:
Carlos Azeredo Mesquita (1988, Porto) é artista visual e criador de performance. A sua primeira peça de performance, Diet Plan for the Western Man, estreou no KW Berlin, como parte da Bienal de Berlim de 2018, e com apresentação no Teatro Municipal do Porto. Com Luísa Saraiva co-criou I know it when I see it, em 2019, com estreia no Festival Circular, em Vila do Conde, e apresentações em Essen, na Alemanha. A sua seguinte criação, Über Alles, estreou em 2021 no MAAT, em Lisboa, como parte da BoCA, e no Teatro Municipal do Porto. Como artista visual, recebeu o Prémio BES Revelação e o Prémio Startpoint (Chéquia). O seu trabalho tem vindo a ser exposto em diversas exposições colectivas e individuais.
Isabel Duarte (ela/dela) é designer e investigadora. Atualmente, desenvolve um doutoramento em história do design na Universidade de Brighton, Reino Unido. Foi co-curadora da exposição Errata: uma revisão feminista da história do design gráfico português. Paralelamente, desenvolve o podcast Errata, que, através de conversas com curadoras, historiadoras e designers sobre suas experiências, reflete sobre a invisibilidade das mulheres no design.
Luisa Saraiva nasceu no Porto, é coreógrafa e bailarina. Estudou Psicologia na Universidade do Porto e Dança na Universidade de Artes Folkwang em Essen. Na sua prática coreográfica utiliza uma abordagem transdisciplinar da investigação do movimento, da linguagem e do som. Em 2018 recebeu o prémio Ground Support NRW com a peça A CONCERT, em conjunto com Lea Letzel. Em 2019 fez parte do programa danceWEB e na temporada 2019/2020 foi coreógrafa residente no K3 | Tanzplan Hamburg. Como curadora, trabalhou com o Museu Folkwang em Essen e a Galeria Municipal do Porto em formatos interdisciplinares.
AGENDA
CONTATO
Contacto geral: info@caloteesferica.org
Contacto da produção: prod@caloteesferica.org
+351 962126029 | Mariana Lima Costa
10h – 18h | Atendimento dias úteis
Calote Esférica apoio: