Que Classe

Carlos Azeredo Mesquita
(2023/24)

Trata-se de um projeto de investigação em sociologia que visa empreender uma pesquisa para analisar as desigualdades sociais que imperam entre os artistas visuais profissionais em Portugal e quais os fatores que favorecem a inclusão ou exclusão nos circuitos de validação institucional.

O estudo pretende aprofundar de que forma determinadas dimensões (como o género, a origem social e a pertença étnico-racial, por exemplo) se interligam, e que impacto tais identidades têm nas vidas e no sucesso de quem aspira a uma carreira nas artes visuais.

Numa primeira fase foi posto a circular um inquérito anónimo que se destinava a artistas visuais portugueses ou estrangeiros residentes em Portugal com, pelo menos, 5 anos de atividade. O objectivo é ter dados estatísticos para melhor compreender quais as proveniências dos artistas.

A segunda fase consistirá em entrevistas a vários artistas, galeristas e curadores sobre estas mesmas questões. O objectivo é ter retratos de percursos concretos, e acesso a experiências pessoais e percursos individuais.

Os resultados serão publicados no final de 2023.

Concepção e consultoria Carlos Azeredo Mesquita
Investigação, tratamento de dados, entrevistas Tânia Leão (Instituto de Sociologia da Universidade do Porto)
Apoio às entrevistas Leonor Medon
Consultoria para o inquérito Yasmina Reggad
Produção Executiva Mariana Lima Costa / Calote Esférica

Produção de Associação Cultural Calote Esférica
Financiado por República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes
Apoiado por Instituto de Sociologia da Universidade do Porto