The Complete National Anthems of the World
Carlos Azeredo Mesquita(2023)
Tendo como ponto de partida os hinos nacionais pretendo reflectir sobre o papel que estas canções têm na construção da mitologia da nação, explorar a natureza banal e universal do nacionalismo moderno, e as correspondentes dinâmicas de inclusão e exclusão.
O projecto materializa-se numa performance duracional com cerca de 10 horas (divididas por dois dias), em que serão tocados cerca de 300 hinos. A música é tocada ao vivo por três músicos que se movem pelo espaço, e a letra de cada hino será mostrada num painel de legendagem electrónica.
A performance é acompanhada por um extenso libretto que dá informação sobre as relações entre os hinos e a ordem por que estão a ser tocados, apontamentos sobre a história, a iconografia, e a sociologia associada a cada um.
Complementando e complexificando este exercício foram feitas diversas entrevistas a indivíduos que refletem sobre as idiossincrasias das suas relações com os hinos dos seus países. Essas entrevistas estão disponíveis em áudio e legendas numa outra parte do espaço, para serem escutadas em paralelo.
Criação, direção artística, pesquisa e edição Carlos Azeredo Mesquita Direcção e composição musical e apoio dramatúrgico Luís Pestana Co-criação musical e coreográfica e interpretação Diogo Andrade – trombone; Inês Luzio – eufónio; Nelson Ferreira – trompete; Tiago Noites – trombone Aconselhamento e dramaturgia Yasmina Reggad Apoio dramatúrgico e olhar exterior Catarina Miranda Aconselhamento e apoio para o libretto Isabel Duarte Aconselhamento e design gráfico do libretto Macedo Cannatà Revisão do libretto Vanessa Gomes da Costa Figurinos Nuno Maio Execução dos figurinos Florinda Dias Apoio às entrevistas Mariana Duarte Sonoplastia e operação de som Ricardo Cabral Programação da legendagem Marcelo Reis Produção executiva Mariana Lima Costa / Calote Esférica
Produção de Associação Cultural Calote Esférica Co-Produção de Sismógrafo Financiado por República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes Apoio à residência artística por Campus Paulo Cunha e Silva (Teatro Municipal do Porto), A PiSCiNA, e TUP – Teatro Universitário do Porto Agradecimentos Miguel Ramos/Confederação Cristina Planas Leitão/Bactéria Circolando Aos vários entrevistados Duração aprox. 10h (dividido pelos dois dias) Apresentações Sismógrafo 16-17 de Dezembro de 2023 Porto